Lama de perfuração, também conhecida como lama bentonítica, é um fluido composto basicamente de água e bentonita, nome genérico da argila composta de mineral silicato hidratado de alumínio.
Sua utilização mais comum é na perfuração de túneis e poços, ela facilita o processo de escavação e reforça a estrutura das paredes do local perfurado.
Por ser composta de um material que se solidifica rapidamente, deve ser descartada de forma adequada. Se for despejada em rios, a lama bentonítica dificulta a oxigenação, resultando em um impacto ambiental de grandes proporções.
Como reduzir os custos no transporte e destinação da lama bentonítica ?
Para redução de volume de custos de transporte e destinação, o resíduo deve ser drenado, até que fique com o mínimo de água, e disposto em aterros que estejam aptos e licenciados a receber esse tipo de material.
Ao final de todo o processo, a empresa receptora da lama de perfuração deve emitir o Certificado de Destinação Final (CDF) para atestar que fluido foi devidamente tratado e descartado.
A fim de garantir que o tratamento e destinação da lama sejam realizados atendendo aos requisitos legais e procedimentos adequados, recomendamos a contratação de empresas especializadas e licenciadas junto aos órgãos ambientais.
Como a okena faz esse tipo de tratamento ?
A Okena oferece soluções de tratamento customizadas nos modelos On e Off Site. Além de ser licenciada pelos órgãos competentes para receber, tratar e destinar os resíduos.
O modelo mais adequado é definido com base em diversos fatores, como: volume de lama gerado, duração e localização da obra, área disponível para armazenamento e implementação da planta de tratamento e deságue de lodo no canteiro de obras.
No modelo On Site, a planta de deságue é montada no canteiro de obras. O sistema é composto por decantador, bomba e filtro prensa, que serão dimensionados de acordo com o volume de lama e concentração de sólidos que deverão ser tratados.
Já no tratamento Off Site, a lama será transportada até a empresa que irá realizar o deságue.
Essa solução é mais indicada para obras pequenas, que geram volumes menores de resíduos, ou locais onde não exista espaço suficiente para implantação no canteiro de obras.
Uma parceria com uma empresa especializada e responsável é fundamental para assegurar o atendimento aos requisitos legais e garantir que a construtora seja considerada confiável e sustentável.
0 comentários