Dificuldades no Tratamento de Efluentes durante a Crise
Estamos vivendo um momento atípico. Ninguém havia se preparado para essa situação. Mas uma coisa é certa, a pandemia do Covid-19 nos mostra que precisamos da ajuda uns dos outros para sobrevivermos a essa crise.
A forma como estamos enfrentando os desafios desse período vai contribuir diretamente para a recuperação da saúde, economia e moral da humanidade.
Por experiência sabemos que você pode estar encontrando problemas na sua ETE.
Sistemas de tratamento biológico comprometidos pela falta de efluente sanitário
Com o início da crise, muitas empresas concederam férias coletivas ou reduziram drasticamente o número de funcionários para garantir a segurança de todos. Isso resultou em uma diminuição significativa de resíduos com matéria orgânica, que é fundamental para o tratamento biológico de efluentes. Uma vez que os microrganismos dependem dessa carga para agir, a consequência disso é: a microbiota presente nos tanques reatores de tratamento biológico é afetada e torna todo o processo instável ou até inviável.
Operação prejudicada pela falta de mão de obra qualificada para operar sua ETE
Outras empresas precisaram afastar os funcionários que se enquadram no grupo de risco, e alguns deles eram responsáveis, ou parte fundamental do funcionamento da Estação de Tratamento de Efluentes. Como a pandemia exigiu ações rápidas por parte das indústrias, eles não tiveram tempo de treinar outras pessoas para substituí-los, o que gerou outro grande problema, falta de colaboradores capacitados na operação das estações de tratamento de efluentes.
Geração de efluentes com características diferentes da usual para lavagem e desinfecção
Algumas fábricas aproveitaram a parada para realizar limpezas, pois muitas áreas são difíceis de higienizar, seja pela alta circulação de funcionários ou pelo excesso de demanda de trabalho, que dificulta as paralizações de manutenção. Limpezas dessa natureza também geram um grande volume de efluentes que precisam ser tratados e podem ser incompatíveis com as Estações de Tratamento de Efluentes instaladas.
Como podemos te ajudar a resolver esses problemas?
Se sua indústria possui ETE própria e não está conseguindo tratar seu efluente adequadamente ou gerou uma quantidade de resíduo excepcional, existem algumas soluções temporárias para resolver essas questões emergenciais.
Uma delas é o tratamento de efluentes offsite. Ou seja, sua empresa contrata uma especialista, que dará todo suporte necessário para coletar e tratar seu efluente o mais rápido possível. Sem preocupação, nem burocracia e estamos oferencendo condições especiais, em decorrência da pandemia de Covid-19, é a forma que encontramos de oferecer o que temos de melhor.
Em tempos tão difíceis, conte com a gente.
Porque nascemos para fazer parte da solução e não do problema, nem da paisagem.
0 comentários