Efeitos da pandemia COVID-19 no Meio Ambiente

Meio Ambiente0 Comentários

O que você vai ver nesse post:

É indiscutível que o principal tema do momento seja o Covid-19 e todas as consequências e desafios que ele trouxe, como a recessão econômica e a busca por tratamentos eficazes e pela cura. Mas, assuntos como as transformações socioeconômicas para proteger e regenerar o Meio Ambiente também são urgentes e precisam estar sempre em pauta.

O cenário atual nos traz muita preocupação, mas também amplia nossa visão de mundo.

A redução da circulação de pessoas nos últimos meses deu início a uma série de mudanças positivas na natureza. Ao redor do mundo, diversos países estão relatando uma melhora considerável na qualidade do ar e tem sido relatada uma verdadeira invasão de animais silvestres em cidades e praias em diversos lugares do planeta.  

Entretanto, se por um lado temos notícias boas, de outro temos um aumento alarmante no desmatamento da Amazônia, maior floresta tropical do mundo, e sua devastação pode trazer consequências desastrosas para o clima global e a biodiversidade.

Ações que contribuem para a preservação do Meio Ambiente

No final do ano passado, antes do mundo ser assolado pela pandemia, diversas Empresas B declararam estado de emergência climática, assumindo um compromisso de adiantar suas reduções de carbono a zero até 2030, antecipando o Acordo de Paris, em que os países membros da ONU assinaram o compromisso de atingir a neutralidade até 2050.

Entre as ações previstas na declaração de emergência climática estão:

  • ampliação no uso de energias renováveis
  • substituição do uso de combustíveis fósseis
  • diminuição da poluição do ar através da limitação do uso de poluentes de curta duração (como metano, a fuligem e hidrofluorcarboneto)
  • mudança dos hábitos alimentares com a diminuição do consumo de proteína animal e aumento do consumo de alimentos plant-based (frutas, vegetais, grãos e oleaginosas).

 

O Meio Ambiente interfere na disseminação de doenças

Preservar o Meio Ambiente também auxilia na redução da disseminação de doenças infecciosas, visto que cerca de 60% das doenças contagiosas entre humanos são transmitidas através de animais.

Um exemplo disso é o surto de Ebola na África. A perda de parte da floresta fez com que a vida selvagem nativa se aproximasse das áreas habitadas por humanos, propagando o vírus.

Situações como essa ocorrem porque os impactos ambientais causados pelos seres humanos reduzem a biodiversidade, alterando todo o ecossistema, gerando condições ambientais que favorecem alguns hospedeiros, vetores e patógenos.

Outro ponto relevante é o descarte inadequado de resíduos. Lixo e resíduos não prejudicam somente as pessoas que têm contato direto com eles, materiais dessa natureza descartados incorretamente, contaminam o solo e todo o ambiente à sua volta. De acordo com o Programa da Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o manuseio seguro e o descarte final desses materiais são vitais para uma resposta de emergência eficaz.

A natureza pós pandemia

No entanto, tudo indica que as alterações positivas no Meio Ambiente serão temporárias, consequência da situação de isolamento que estamos vivendo.

Tudo será como antes?

O que mudará quando o isolamento social não for mais necessário, as pessoas puderem circular novamente e as empresas retomarem suas jornadas de trabalho em tempo integral? Há muitos questionamentos de como o mundo será após essa pandemia.

Cabe a reflexão se tiraremos algum proveito ou aprendizado desse período e se isso mudará significativamente a maneira como lidamos com a natureza. Continuaremos a extrair mais recursos e numa velocidade maior do que o planeta consegue suportar? A sociedade civil, empresas e governo, irão, enfim, tomar medidas efetivas para enfrentar a tragédia anunciada da emergência climática?

Afinal, nós, humanos, dependemos do Meio Ambiente ou o Meio Ambiente depende dos seres humanos?

guia horizontal 1 meio ambiente

Gostou? compartilhe:

Autor

Autor

Douglas Castro

Tendências da semana

Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) – saiba o que é e se vale a pena ter uma
mar 18 2024

O Que É ETE? Entenda Como Funciona uma Estação de Tratamento de Efluentes

Você sabe o que é uma ETE e quais são suas particularidades? Leia o artigo para saber se vale a pena investir em uma própria.

Reaproveitamento de Resíduos: Entenda os Benefícios para a Indústria
mar 15 2024

Reaproveitamento de Resíduos: Quais São as Vantagens Para a Indústria

O reaproveitamento de resíduos industriais é uma prática fundamental para aumentar a sustentabilidade dos processos produtivos, mas você sabia que...
Tratamento de Resíduos da Construção Civil: Como Fazer
mar 14 2024

Tratamento de Resíduos da Construção Civil: Como Fazer?

O tratamento de resíduos da construção civil é fundamental para minimizar os impactos ambientais, sociais e econômicos de uma obra. Leia o artigo e...

Comentários

O que você achou?

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos exclusivos sobre estudos de tratabilidade de efluentes industrias

Assinar Newsletter

Nulla porttitor pretium blandit. Suspendisse id nulla et erat feugiat vehicula. Nam ac sapien maximus sem auctor sollicitudin sit amet a enim. Nulla facilisi. Donec et commodo tellus.

Você poderá se sair da lista newsletter a qualquer momento clicando no link desinscrever-se . Nós não fazemos Spam!

Saber mais

Conteúdo relacionadas