Cuidados Essenciais no Transporte de Efluentes Líquidos

Tratamento de Efluentes0 Comentários

O que você vai ver nesse post:

O transporte de efluentes líquidos precisa seguir uma série de obrigações legais e normas técnicas. Saiba como preparar sua empresa para cuidar da logística de forma segura!

A logística é um dos principais desafios no tratamento de resíduos industriais. Quando os processos são realizados fora das instalações da empresa — os chamados tratamentos offsite —, é obrigatório seguir a norma NBR 13.221, que regulamenta o transporte de efluentes líquidos com o objetivo de evitar danos ao meio ambiente e à saúde pública.

Veja alguns pontos de atenção para garantir que sua empresa executará essa atividade de acordo com os parâmetros legais.

Providenciar a emissão do CADRI

O Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental (CADRI) é um documento obrigatório para comprovar que sua empresa segue as normas para armazenamento, reprocessamento, tratamento e disposição final de resíduos industriais. No estado de São Paulo, sua emissão deve ser feita pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).

Como explicamos em nosso artigo sobre o que é como calcular o CADRI, o documento é emitido mediante o pagamento de uma taxa que varia de acordo com o volume de resíduos gerados anualmente e o grau de periculosidade deles. Esses fatores também determinam os cuidados necessários no transporte de efluentes líquidos.

Realizar a coleta de forma adequada

A coleta de resíduos deve seguir procedimentos específicos e não pode haver mistura entre efluentes distintos no mesmo coletor. A separação é feita para que não haja contaminações capazes de impactar os processos de tratamento. Um dos métodos mais utilizados envolve a utilização de bombas de alto vácuo, que impedem a exposição dos resíduos à atmosfera.

Assegurar que o transporte de efluentes líquidos é feito corretamente

A norma 13.221 determina que não se pode transportar resíduos junto com alimentos, medicamentos ou outros produtos que se destinem ao consumo ou uso humano ou animal. 

Os caminhões devem oferecer proteção contra intempéries e apresentar um estado de conservação que não permita vazamentos. É recomendado, ainda, que os veículos tenham compressores de anel líquido, que facilitam a coleta em locais de difícil acesso.  

Contratar uma empresa especializada

Assegurar que todas as normas sejam seguidas à risca é uma tarefa desafiadora para grande parte das indústrias, pois envolve uma série de processos de alta complexidade. Por isso, muitas delas optam por contratar parceiros especializados para cuidar dessas tarefas.

A Okena oferece soluções personalizadas para estruturar toda a logística e o acompanhamento das rotinas de coleta e transporte de efluentes líquidos para os mais variados segmentos. 

Nossa planta de 15 mil m², localizada em Itapevi-SP, facilita a logística e conta com toda a infraestrutura necessária para os principais métodos de tratamento de efluentes. Além disso, sua empresa terá toda a assessoria para obter a certificação CADRI e apoio para resolver quaisquer dúvidas.

Quer saber mais? Veja como a Okena facilita a gestão de resíduos da sua empresa com tratamentos onsite e offsite!

Gostou? compartilhe:

Autor

Autor

Douglas Castro

Tendências da semana

Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) – saiba o que é e se vale a pena ter uma
mar 18 2024

O Que É ETE? Entenda Como Funciona uma Estação de Tratamento de Efluentes

Você sabe o que é uma ETE e quais são suas particularidades? Leia o artigo para saber se vale a pena investir em uma própria.

Reaproveitamento de Resíduos: Entenda os Benefícios para a Indústria
mar 15 2024

Reaproveitamento de Resíduos: Quais São as Vantagens Para a Indústria

O reaproveitamento de resíduos industriais é uma prática fundamental para aumentar a sustentabilidade dos processos produtivos, mas você sabia que...
Tratamento de Resíduos da Construção Civil: Como Fazer
mar 14 2024

Tratamento de Resíduos da Construção Civil: Como Fazer?

O tratamento de resíduos da construção civil é fundamental para minimizar os impactos ambientais, sociais e econômicos de uma obra. Leia o artigo e...

Comentários

O que você achou?

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos exclusivos sobre estudos de tratabilidade de efluentes industrias

Assinar Newsletter

Nulla porttitor pretium blandit. Suspendisse id nulla et erat feugiat vehicula. Nam ac sapien maximus sem auctor sollicitudin sit amet a enim. Nulla facilisi. Donec et commodo tellus.

Você poderá se sair da lista newsletter a qualquer momento clicando no link desinscrever-se . Nós não fazemos Spam!

Saber mais

Conteúdo relacionadas