Efluentes: o que são e quais os tratamentos

Meio Ambiente, Tratamento de Efluentes, Tratamento de Esgoto0 Comentários

O que você vai ver nesse post:

Efluentes: o que são e quais os tratamentos? Antes de sabermos quais os principais tratamentos de efluentes, vamos entender o que são os efluentes? Os efluentes são resíduos aquosos de origens residenciais ou industriais e que precisam de tratamentos específicos, pois podem conter elementos potencialmente poluidores e até mesmo danosos ao meio ambiente como diversos […]

Efluentes: o que são e quais os tratamentos?
Antes de sabermos quais os principais tratamentos de efluentes, vamos entender o que são os efluentes?

Os efluentes são resíduos aquosos de origens residenciais ou industriais e que precisam de tratamentos específicos, pois podem conter elementos potencialmente poluidores e até mesmo danosos ao meio ambiente como diversos tipos de óleo, metais pesados, entre outros.

Os tratamentos se fazem necessários, afinal garantem o seu retorno ao meio ambiente de forma segura e algumas vezes reutilizável.

Logo o descarte ilegal desses efluentes pode causar prejuízos às empresas, como por exemplo a Duratex que foi interditada por lançar resíduos em locais inapropriados.

Efluentes: quais os tratamentos? 

Os tratamentos dos efluentes devem ser realizados por empresas qualificadas e vigilantes do cumprimento das leis ambientais.

Antes de mais nada, necessitam conhecer as diretrizes sobre o manejo de efluentes. O órgão que estabelece os procedimentos é o Conselho Nacional do Meio Ambiente, CONAMA.

O qual definiu, por meio da Resolução n º 357, de 17 de março de 2005, condições e padrões de referência para os efluentes.

Além disso, as empresas devem ser certificadas com todas as licenças necessárias para este tipo de serviço. Só assim, poderão garantir o transporte, tratamento e despejo dos resíduos de forma responsável e dentro dos parâmetros da lei.

Na Okena os tratamentos são divididos de acordo com o tipo de efluente que as empresas podem gerar.

Tratamento físico-químico de efluentes industriais: como é feito? 

Os tratamentos físico-químicos separam as partículas sólidas dos efluentes por meio de processos mecânicos como: filtração, sedimentação, peneiração, entre outros. Ou químicos como oxidação e redução, a troca iônica e a clarificação.

Na Okena, quando o material bruto é recebido, uma amostra é retirada para análise e posteriormente direcionada para uma das quatro linhas de tratamento, sendo elas:

  • Emulsão oleosa
  • Efluentes ácidos
  • Tintas, neutros e efluentes de gráficas
  • Casos especiais

Tratamento biológico de efluentes industriais

Muitos efluentes apresentam grandes volumes de matéria orgânica em sua composição. Para a remoção, é imprescindível neutralizar os resíduos por meio de processos biológicos que fazem a sua decomposição.

Dessa forma, os tratamentos podem ocorrer de duas maneiras:

Tratamento biológico aeróbio: 

Destinado às bactérias que precisam de oxigenação constante. O processo é realizado com o efluente biodegradável em condições controladas de temperatura, pH, OD (oxigênio dissolvido) e DBO (Demanda Biológica de Oxigênio).

o Tratamento biológico anaeróbio: 

É voltado para as bactérias que não precisam de oxigênio para realizar a degradação da matéria orgânica. Neste caso, a emissão de gases é controlada devido ao mau cheiro durante o processo.

A estrutura de tratamento biológico da Okena tem capacidade para tratar 15 mil m³ por mês. Ou seja, aproximadamente 15 milhões de litros são mensalmente tratados e destinados com segurança.

Okena

Estamos presentes no mercado há mais de 10 anos e somos especialistas no tratamento de efluentes das mais diversas naturezas e complexidades.

Como uma empresa B certificada, prezamos pelo bem-estar dos nossos colaboradores, comunidade e do planeta igualmente. Por isso, investimos constantemente em segurança, infraestrutura, capacitação técnica, melhorias de processos e acima de tudo em metodologias de tratamento para oferecer soluções completas e economicamente viáveis aos nossos clientes.

Fale com a gente! Saiba como podemos ajudar a sua empresa com a melhor solução para os tratamentos de efluentes.

Gostou? compartilhe:

Autor

Autor

Douglas Castro

Tendências da semana

Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) – saiba o que é e se vale a pena ter uma
mar 18 2024

O Que É ETE? Entenda Como Funciona uma Estação de Tratamento de Efluentes

Você sabe o que é uma ETE e quais são suas particularidades? Leia o artigo para saber se vale a pena investir em uma própria.

Reaproveitamento de Resíduos: Entenda os Benefícios para a Indústria
mar 15 2024

Reaproveitamento de Resíduos: Quais São as Vantagens Para a Indústria

O reaproveitamento de resíduos industriais é uma prática fundamental para aumentar a sustentabilidade dos processos produtivos, mas você sabia que...
Tratamento de Resíduos da Construção Civil: Como Fazer
mar 14 2024

Tratamento de Resíduos da Construção Civil: Como Fazer?

O tratamento de resíduos da construção civil é fundamental para minimizar os impactos ambientais, sociais e econômicos de uma obra. Leia o artigo e...

Comentários

O que você achou?

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos exclusivos sobre estudos de tratabilidade de efluentes industrias

Assinar Newsletter

Nulla porttitor pretium blandit. Suspendisse id nulla et erat feugiat vehicula. Nam ac sapien maximus sem auctor sollicitudin sit amet a enim. Nulla facilisi. Donec et commodo tellus.

Você poderá se sair da lista newsletter a qualquer momento clicando no link desinscrever-se . Nós não fazemos Spam!

Saber mais

Conteúdo relacionadas