Também conhecida como lama de perfuração, a lama bentonítica é um fluido muito comumente utilizado na perfuração de túneis e poços. Composta basicamente de água e bentonita (nome genérico da argila), ela facilita o processo de escavação e reforça a estrutura das paredes do local perfurado.
Por se tratar de um material que se solidifica rapidamente, no entanto, a lama bentonítica representa uma grande preocupação ambiental: se for despejada em rios, dificulta a oxigenação, causando impactos ambientais negativos de grandes proporções.
Sendo assim, o tratamento desse tipo de afluente é fundamental. Leia o artigo para entender:
- a importância do tratamento de lama bentonítica;
- como reduzir os custos do tratamento de lama bentonítica;
- como a Okena realiza esse tipo de tratamento.
Entenda a importância do tratamento de lama bentonítica
A liberação descontrolada da lama bentonítica pode contaminar os corpos d’água, causando danos aos ecossistemas aquáticos e à vida selvagem. O tratamento do efluente é fundamental para reduzir a toxicidade da lama, remover sólidos suspensos e controlar os níveis de pH,garantindo que sua disposição final seja ambientalmente mais responsável.
Além disso, o tratamento é importante para o cumprimento de normas regulatórias relacionadas à disposição de resíduos industriais. Realizando-o de maneira adequada, a empresa evita penalidades, garante sua conformidade com essa legislação e, ainda, preserva sua reputação.
Como reduzir os custos no tratamento de lama bentonítica?
Para redução de volume de custos de transporte e destinação, o resíduo deve ser drenado, até que fique com o mínimo de água, e disposto em aterros que estejam aptos e licenciados a receber esse tipo de material.
Ao final de todo o processo, a empresa receptora da lama de perfuração deve emitir o Certificado de Destinação Final (CDF) para atestar que o fluido foi devidamente tratado e descartado.
A fim de garantir que o tratamento e destinação da lama sejam realizados atendendo aos requisitos legais e procedimentos adequados, recomendamos a contratação de empresas especializadas e licenciadas junto aos órgãos ambientais.
Como a Okena realiza esse tipo de tratamento?
A Okena oferece soluções de tratamento customizadas nos modelos On e Off Site. Além de ser licenciada pelos órgãos competentes para receber, tratar e destinar os resíduos.
- Leia também: O que é tratamento de efluentes Offsite?
O modelo mais adequado é definido com base em diversos fatores, como: volume de lama gerado, duração e localização da obra, área disponível para armazenamento e implementação da planta de tratamento e deságue de lodo no canteiro de obras.
No modelo On Site, a planta de deságue é montada no canteiro de obras. O sistema é composto por decantador, bomba e filtro prensa, que serão dimensionados de acordo com o volume de lama e concentração de sólidos que deverão ser tratados.
Já no tratamento Off Site, a lama será transportada até a empresa que irá realizar o deságue.
Essa solução é mais indicada para obras pequenas, que geram volumes menores de resíduos, ou locais onde não exista espaço suficiente para implantação no canteiro de obras.
Uma parceria com uma empresa especializada e responsável é fundamental para assegurar o atendimento aos requisitos legais e garantir que a construtora seja considerada confiável e sustentável.
Para conhecer as soluções da Okena, acesse a página de serviços em nosso site.
0 comentários