O descarte correto de equipamentos eletrônicos e seus componentes pelo usuário final é uma atividade que vem ganhando força nos últimos anos, mas o cuidado com esse processo começa muito antes, ainda durante a fabricação de smartphones, notebooks, TVs e outros equipamentos e ferramentas desta natureza.
Os resíduos do processo produtivo deste segmento da indústria são carregados de metais pesados, plástico, vidro e alumínio provenientes da fabricação das peças. Além do tratamento e descarte correto ao longo do processo de produção, as empresas do setor são responsáveis pelo conceito de Logística Reversa no pós-venda.
Ou seja, após o descarte do consumidor, elas devem dar a destinação correta para os produtos e ferramentas, que são divididos em: Grandes Equipamentos (geladeiras, fogões, máquinas de lavas); Pequenos Equipamentos (torradeiras, câmeras digitais); Pilhas e Baterias; e Equipamentos de Informática e Telefonia (notebook, tablets).
Tamanha complexidade e abrangência demanda a análise criteriosa por uma empresa especializada, e certificada, em tratamento de efluentes.