Tratamentos de Efluentes de Automotivas
Saiba como a Okena pode ajudar no Tratamento de Resíduos da Indústria AutomotivaTratamento de Resíduos para Indústrias Automotivas
Os resíduos gerados pela indústria automobilística são, em sua maioria, de classificação perigosa. Por esta razão, combustíveis, óleos lubrificantes, fluídos de radiador e freios e baterias devem ser descartados da maneira correta.
A outra classe de rejeito é formada pelos componentes recicláveis, que podem ser reaproveitados (sucata), como plásticos, bancos, tecidos, vidros, fios e borracha. Estes compõem um importante nicho de atuação para as empresas que os tratam de maneira estratégica.
Pioneiras na adoção contínua de medidas de eliminação de desperdício e de tudo que não gera valor para a cadeia produtiva, a gestão eficaz e o reuso adequado e consciente mantém os recursos internamente nas empresas para extração de todo o seu valor produtivo, convertendo no futuro próximo em ganhos ambientais, sociais e econômicos.
Tratamento de Efluente Físico e Químico
O tratamento físico-químico de efluentes é usado para remover poluentes que não podem ser removidos por processos biológicos convencionais.
Deságue de Lodos
O lodo formado pode conter uma série de metais pesados que podem ser nocivos à saúde e ao meio ambiente. Por isso, é preciso dar destino correto ao sedimento através do Deságue de Lodo.
Tratamento de Efluente Biológico
O Tratamento de Efluente Biológico é uma das alternativas mais econômicas e eficientes para a degradação da matéria orgânica de efluentes biodegradáveis.
Somos Okena
Desafios e Responsabilidades Ambientais da Indústrias Automotiva
O processo de produção automotiva agrega diversos desafios e responsabilidades ambientais, tais como:
- ZGestão eficiente dos resíduos para identificação das fontes geradoras;
- ZAnálise da possibilidade de reaproveitamento no processo produtivo;
- ZMáximo aproveitamento de cada matérias-primas e minimização de descartes;
- ZGanhos reais nas esferas: Social, Ambiental e Econômica;
- ZContingenciamento de efluentes durante as paradas de manutenção de estações de tratamento (ETEs) ou picos de produção
- ZGarantia dos padrões de qualidade e atendimentos legais no lançamento de efluentes
- ZGerenciamento das lagoas de armazenamento, contenção, homogeneização e sedimentação;
- ZLimpezas Técnicas
- ZEconomia Circular
- ZDescomissionamento / encerramento de atividades