Tratamentos de Efluentes de Cimenteiras
Saiba como a Okena pode ajudar no Tratamento de Resíduos da Indústria CimenteiraTratamento de Efluentes para Empresas Cimenteiras
Dona de um processo produtivo altamente poluente, caracterizado pelo elevado índice de emissão de CO2, a indústria cimenteira tem se engajado na busca por processos mais “limpos”.
Diversas etapas da produção estão sendo readequadas para obtenção de um produto, a médio e longo prazo, menos nocivo ao meio ambiente. A substituição de combustíveis não renováveis como carvão e petróleo por biomassa e resíduos agrícolas no abastecimento dos fornos, e até mesmo a adequação da formulação do produto são medidas já em andamento.
Todos esses esforços servem para diminuir a quantidade de resíduos emitidos durante o processo de fabricação do cimento e, com a destinação correta dessa quantidade reduzida, representar um setor da indústria mais sustentável em termos ambientais.
Tratamento de Efluente Físico e Químico
O tratamento físico-químico de efluentes é usado para remover poluentes que não podem ser removidos por processos biológicos convencionais.
Deságue de Lodos
O lodo formado pode conter uma série de metais pesados que podem ser nocivos à saúde e ao meio ambiente. Por isso, é preciso dar destino correto ao sedimento através do Deságue de Lodo.
Tratamento de Efluente Biológico
O Tratamento de Efluente Biológico é uma das alternativas mais econômicas e eficientes para a degradação da matéria orgânica de efluentes biodegradáveis.
Somos Okena
Desafios e Responsabilidades Ambientais da Indústria de Cimento
O processo de produção de cimento agrega diversos desafios e responsabilidades ambientais no tratamento dos efluentes, tais como:
- ZIdentificação de novas matérias-primas mais limpas;
- ZAumento da utilização de combustíveis renováveis;
- ZAnálise da possibilidade de reaproveitamento no processo produtivo;
- ZMudanças na formulação do produto;
- ZReutilização e descarte correto dos resíduos, já em quantidades mais controladas pela evolução e conscientização dos agentes;
- ZContingenciamento de efluentes durante as paradas de manutenção de estações de tratamento (ETEs) ou picos de produção
- ZGarantia dos padrões de qualidade e atendimentos legais no lançamento de efluentes
- ZGerenciamento das lagoas de armazenamento, contenção, homogeneização e sedimentação
- ZLimpezas Técnicas
- ZEconomia Circular
- ZDescomissionamento / encerramento de atividades