Tratamentos de Efluentes de Siderurgia e Metalurgia
Saiba como a Okena pode ajudar no Tratamento de Resíduos da Indústria Siderúrgica e MetalúrgicaTratamento de Efluentes para Empresas de Siderurgia e Metalurgia
Os metais pesados são os grandes responsáveis pela poluição dos efluentes da indústria metalúrgica. Por sua vez, resíduos líquidos provenientes dos processos de limpeza de máquinas, tornos e chapas também apresentam alto potencial de contaminação.
A falta de gestão dos despejos representa sérios riscos de danos, em especial, ao solo e às águas. Em contrapartida, uma estratégia eficiente de tratamento de resíduos, conduzida por empresa qualificada para tal, traz grandes oportunidades.
Além do impacto ambiental, das multas e perdas financeiras pelo não cumprimento normativo, a não adoção de boas e profissionais práticas ambientais gera danos à imagem da empresa.
Na siderurgia, que se utiliza de grande quantidade de água em seus processos, mas na prática consome uma pequena fatia desse volume, o desafio está em otimizar esse tratamento e possibilidade de reuso para se tornar ainda mais competitivo em um mercado que não para de crescer.
Tratamento de Efluente Físico e Químico
O tratamento físico-químico de efluentes é usado para remover poluentes que não podem ser removidos por processos biológicos convencionais.
Deságue de Lodos
O lodo formado pode conter uma série de metais pesados que podem ser nocivos à saúde e ao meio ambiente. Por isso, é preciso dar destino correto ao sedimento através do Deságue de Lodo.
Tratamento de Efluente Biológico
O Tratamento de Efluente Biológico é uma das alternativas mais econômicas e eficientes para a degradação da matéria orgânica de efluentes biodegradáveis.
Somos Okena
Desafios e Responsabilidades Ambientais da Indústria de Siderurgia e Metalurgia
O processo de produção de siderúrgicas e metalúrgicas agrega diversos desafios e responsabilidades ambientais no tratamento dos efluentes, tais como:
- ZEncontrar práticas sustentáveis sem perder a competividade do negócio;
- ZDefinir estratégias assertiva de tratamento mediante análise criteriosa dos resíduos;
- ZGarantir posicionamento estratégico junto ao mercado de consciência e boas práticas ambientas como diferencial percebido, e no curto prazo, sentir o impacto positivo financeiro;
- ZAumentar o volume de água reaproveitada nos processos;
- ZContingenciamento de efluentes durante as paradas de manutenção de estações de tratamento (ETEs) ou picos de produção
- ZGarantia dos padrões de qualidade e atendimentos legais no lançamento de efluentes
- ZGerenciamento das lagoas de armazenamento, contenção, homogeneização e sedimentação
- ZLimpezas Técnicas
- ZEconomia Circular
- ZDescomissionamento / encerramento de atividades