Tratamentos de Efluentes de Tintas e Solventes
Saiba como a Okena pode ajudar no Tratamento de Resíduos da Indústria de Tintas e SolventesTratamento de Efluentes para Empresas de Tintas e Solventes
Assim como outros setores da economia, as indústrias de tintas não param de desenvolver tecnologias para escalada de um processo produtivo menos poluente, mas pelo grande volume de componentes químicos em sua composição, as etapas de tratamento e descarte adequados seguem apresentando alta complexidade.
Apesar das emissões gasosas ao longo da produção, o efluente em estado líquido é o mais comum e volumoso, carregado de material não reagente, restos de resinas, solventes e pigmentação.
O tratamento e destinação correta desses poluentes, com estratégias de reuso inclusive em subprodutos, é uma das grandes oportunidades do setor. Para tal, é preciso contar com uma empresa especializada na análise dos efluentes, suas origens e composições para definição da estratégia ambiental mais assertiva tanto no quesito legal quanto financeiro.
Tratamento de Efluente Físico e Químico
O tratamento físico-químico de efluentes é usado para remover poluentes que não podem ser removidos por processos biológicos convencionais.
Deságue de Lodos
O lodo formado pode conter uma série de metais pesados que podem ser nocivos à saúde e ao meio ambiente. Por isso, é preciso dar destino correto ao sedimento através do Deságue de Lodo.
Tratamento de Efluente Biológico
O Tratamento de Efluente Biológico é uma das alternativas mais econômicas e eficientes para a degradação da matéria orgânica de efluentes biodegradáveis.
Somos Okena
Desafios e Responsabilidades Ambientais da Indústria de Tintas e Solventes
O processo de produção de Tintas e Solventes agrega diversos desafios e responsabilidades ambientais no tratamento dos efluentes, tais como:
- ZEncontrar práticas sustentáveis sem perder a competividade do negócio;
- ZDefinir estratégias assertivas de tratamento mediante análise criteriosa da origem dos resíduos e posterior classificação deles;
- ZDestinação, tratamento, descarte e reuso dos substratos provenientes das atividades produtivas;
- ZGarantir posicionamento estratégico junto ao mercado de consciência e boas práticas ambientas como diferencial percebido, e no curto prazo, sentir o impacto positivo financeiro;
- ZContingenciamento de efluentes durante as paradas de manutenção de estações de tratamento (ETEs) ou picos de produção;
- ZGarantia dos padrões de qualidade e atendimentos legais no lançamento de efluentes
- ZGerenciamento das lagoas de armazenamento, contenção, homogeneização e sedimentação
- ZLimpezas Técnicas
- ZEconomia Circular
- ZDescomissionamento / encerramento de atividades