A busca por práticas mais sustentáveis tem se tornado uma prioridade incontestável nas mais diversas esferas da sociedade. Neste cenário, a gestão eficiente dos resíduos industriais é uma peça-chave na construção de um futuro mais resiliente e ecologicamente equilibrado.
O que muitos não imaginam é que o reaproveitamento não contribui apenas com a preservação da natureza, mas também traz benefícios importantes para a própria empresa que o pratica. Leia o artigo e entenda mais sobre o assunto!
O que é o reaproveitamento de resíduos industriais?
O reaproveitamento de resíduos industriais consiste em reinserir no processo produtivo certos materiais que, a princípio, seriam descartados. Essa abordagem modifica a percepção dos resíduos sólidos como algo puramente descartável, passando a considerá-los recursos valiosos, seja como matéria-prima secundária ou fonte de energia, por exemplo.
Os princípios que regem o reaproveitamento de resíduos são:
- economia circular;
- minimização do impacto ambiental negativo;
- geração de uma cadeia de valor mais sustentável.
Já falando nos métodos de reaproveitamento, eles são:
Reciclagem
Quando os resíduos são transformados em novos produtos ou matérias-primas por meio de processos mecânicos, químicos ou térmicos.
Reutilização
Consiste na utilização direta o resíduo em um novo processo produtivo ou aplicação, sem precisar de um tratamento de modificação.
Recuperação de energia
Trata-se do aproveitamento do potencial energético do resíduo, por meio de incineração ou produção de biogás.
Bioconversão
Nesse caso, resíduos orgânicos podem ser utilizados para produção de biocombustíveis ou outros produtos biotecnológicos.
Conheça os benefícios do reaproveitamento de resíduos para a indústria
Entenda as vantagens que uma empresa pode ter ao implementar esses métodos sustentáveis de reaproveitamento de resíduos:
Marketing verde
Também conhecido como ecomarketing ou marketing ambiental, o marketing verde é uma estratégia que busca promover a imagem de uma marca a partir de ações pautadas pela responsabilidade socioambiental.
Segundo o estudo “A última chamada para a sustentabilidade”, publicado pelo Institute for Business Value (IBV) em 2021, 9 em cada 10 executivos globais de empresas de varejo e bens de consumo pretendiam abordar iniciativas desse tipo até o fim daquele ano. E esse comportamento é impulsionado pelas preferências dos consumidores.
A pesquisa FATitutes™, feita no mesmo ano pela multinacional de alimentos Cargill, mostra que 55% dos compradores têm mais interesse em adquirir um alimento embalado quando identificam uma ação de sustentabilidade. Mais do que nunca, o mercado se preocupa com a forma como os produtos são fabricados.
Redução do desperdício e aumento do lucro
Implementar processos de reaproveitamento de resíduos pode contribuir com a redução dos custos de produção da empresa. Além de ser um estímulo à inovação no tratamento de efluentes industriais, a busca por fluxos mais eficientes podem gerar um importante diferencial competitivo e aumentar a lucratividade.
Inclusive, um levantamento feito pelo Capterra mostra que 80% dos brasileiros estão dispostos a pagar mais por comidas e bebidas produzidas com métodos sustentáveis. Esse percentual é de 58% para roupas e 51% para produtos de beleza e eletrônicos.
Cumprimento da legislação ambiental
As obrigações legais também têm um impacto relevante nas atividades industriais. Quem não segue a legislação sobre tratamento de efluentes corre o risco de punições pesadas que podem comprometer o faturamento, o lucro e a imagem da organização.
Apesar de todos os benefícios que o reaproveitamento de resíduos pode trazer, a implementação de processos adequados de coleta, tratamento e descarte é bastante desafiadora. Por isso, muitas empresas optam por contar com empresas parceiras, especializadas, para executar essas tarefas.
Quer entender mais sobre o assunto? Então confira o nosso artigo que mostra 4 vantagens de terceirizar o tratamento de efluentes.
0 comentários