Sistema de Gestão Ambiental (SGA): Como Implementar na sua Empresa

Tratamento de Efluentes0 Comentários

O que você vai ver nesse post:

Para se adaptar aos novos padrões de consumo e às obrigações legais, sua empresa precisa implementar o Sistema de Gestão Ambiental. Saiba como ele ajuda a alinhar a busca pelo lucro com práticas sustentáveis.

A preocupação global com os impactos gerados pelas atividades econômicas requer uma nova postura por parte das organizações. Para se manter competitiva e se adaptar às novas demandas do consumidor, é essencial desenvolver um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Entenda melhor o conceito e como implementá-lo.

O que é Sistema de Gestão Ambiental (SGA)?

O Sistema de Gestão Ambiental é uma estrutura organizacional composta por um conjunto de procedimentos recomendados no controle dos impactos ambientais das atividades produtivas. Seu principal objetivo é fazer com que as empresas estabeleçam práticas capazes de conciliar seu crescimento com as necessidades socioeconômicas. Os benefícios de adotar o SGA na sua empresa incluem:

  • melhoria nos processos produtivos;
  • redução de riscos operacionais e ambientais;
  • melhor uso de recursos energéticos e materiais;
  • redução de custos com matéria prima;
  • controle da geração de resíduos;

Todos os pontos mencionados contribuem para aumentar a competitividade da empresa e ainda abrem inúmeras oportunidades para o chamado marketing verde, que ajuda a melhorar a imagem da marca frente aos consumidores. 

Como implementar o SGA?

A implementação do SGA deve seguir os requisitos da norma ISO 14001, que estabelece padrões internacionais desenvolvidos para apoiar o surgimento de inovações e propor soluções para desafios de escala global. Ela é reconhecida por associações de normalização em mais de 160 países, incluindo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A estrutura de gerenciamento na implementação da ISO se baseia no conceito de melhoria contínua e é representada pelo ciclo PDCA, composto por quatro etapas:

  1. Plan (Planejar);
  2. Do (Executar);
  3. Check (Monitorar);
  4. Act (Agir).

Essas etapas se sucedem para ajudar a empresa a identificar pontos de melhoria, elaborar planos de ação, monitorar sua execução e promover ajustes quando necessário. A ideia é que, por meio de otimizações constantes, a operação fique cada vez mais próxima da excelência em termos de práticas sustentáveis. Tais ações também contribuem para o alinhamento da sua empresa em relação aos padrões de produção exigidos pela legislação sobre tratamento de efluentes Contudo, muitas empresas demoram a se adaptar e perdem oportunidades de negócios por conta da dificuldade para lidar com questões técnicas e burocráticas. Uma possível solução para contar com um Sistema de Gestão Ambiental eficaz é contar com parceiros especializados.  Quer adequar o tratamento de efluentes da sua empresa aos mais altos padrões de qualidade e segurança? Veja como a Okena ajuda sua empresa com soluções personalizadas!

Gostou? compartilhe:

Autor

Autor

Douglas Castro

Tendências da semana

Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) – saiba o que é e se vale a pena ter uma
mar 18 2024

O Que É ETE? Entenda Como Funciona uma Estação de Tratamento de Efluentes

Você sabe o que é uma ETE e quais são suas particularidades? Leia o artigo para saber se vale a pena investir em uma própria.

Reaproveitamento de Resíduos: Entenda os Benefícios para a Indústria
mar 15 2024

Reaproveitamento de Resíduos: Quais São as Vantagens Para a Indústria

O reaproveitamento de resíduos industriais é uma prática fundamental para aumentar a sustentabilidade dos processos produtivos, mas você sabia que...
Tratamento de Resíduos da Construção Civil: Como Fazer
mar 14 2024

Tratamento de Resíduos da Construção Civil: Como Fazer?

O tratamento de resíduos da construção civil é fundamental para minimizar os impactos ambientais, sociais e econômicos de uma obra. Leia o artigo e...

Comentários

O que você achou?

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos exclusivos sobre estudos de tratabilidade de efluentes industrias

Assinar Newsletter

Nulla porttitor pretium blandit. Suspendisse id nulla et erat feugiat vehicula. Nam ac sapien maximus sem auctor sollicitudin sit amet a enim. Nulla facilisi. Donec et commodo tellus.

Você poderá se sair da lista newsletter a qualquer momento clicando no link desinscrever-se . Nós não fazemos Spam!

Saber mais

Conteúdo relacionadas