Tratamento físico químico de efluentes industriais
Esse tipo de tratamento utiliza produtos químicos que adicionados ao efluente causam reações que permitem a remoção de poluentes presentes no resíduo. Na Okena temos algumas opções de tratamento, o que nos permite oferecer soluções personalizadas para cada cliente.
4 linhas de tratamento

Linha 01 – Para tratamento de emulsão oleosa

Linha 02 – Para tratamento de efluentes ácidos

Linha 03 – Tintas, neutros e efluentes de gráficas

Linha 04 – Casos especiais

 

A primeira etapa do tratamento físico-químico é o recebimento do efluente bruto. Assim que é recebido, o efluente é pesado e uma amostra é recolhida pela equipe do laboratório da Okena, para indicar qual a melhor linha de tratamento.

Após essa etapa o efluente é enviado para a linha específica de acordo com as caraterísticas identificadas no teste de tratabilidade, em cada uma das linhas é empregado um tipo de reator químico para quebrar emulsões ou coagular as impurezas.

 

O próximo passo é enviar o efluente o para o decantador, onde é feita a separação do líquido inicialmente tratado e as impurezas que coagularam com a ação de produtos químicos adicionados. 

O efluente segue no tratamento, enquanto o lodo resultante da decantação é enviado para nossos filtros prensa para deságue e co-processamento dos resíduos sólidos com empresa parceira da Okena.

 

Polimento Final

O efluente tratado passa por um sistema de filtração composto por mídias filtrantes espaciais com capacidade de absorção de metais pesados, redução de DBO, DQO, odor cor, turbidez e sólido suspensos.

Nesse estágio o efluente ja está livre de contaminantes físico-químicos e é encaminhado para o tratamento biológico para remoção de impurezas orgânicas. A utilização dos dois métodos de tratamento garante um tratamento de maior qualidade seja na remoção de DBO remanescente, elementos sólidos em suspensão, coloração e na remoção de nutrientes orgânicos.

Principais indicações

Curtumes
Galvanoplastia
Tratamento de superfície
Tintas e Pigmentos
Transporte e Logística
Embalagens Plásticas
Indústria Têxtil
Lavagem de peças
Indústria de Auto Peças
Fertilizantes
Cosméticos
Embalagens de Papelão
Celulose e Papel
Indústria Automobilística
Química
Mineração
Alimentos e Bebidas
Frigoríficos
Lavagem de embalagens
Farmacêutica
Petroquímica
Construção Civil
Pet Food
Laticínios