Antes de escolher como você vai realizar o tratamento dos efluentes da sua empresa, é fundamental entender os modelos e opções disponíveis no mercado, entre elas está o tratamento de efluentes offsite.
Encontrar uma solução personalizada e adequada ao volume de efluente gerado pode resultar numa economia de até 40%.

O termo “off site”, em inglês, significa fora do local.
Tratamento de efluentes off site, ocorre com o transporte dos efluentes para serem processados em outro local, neste caso significa que o tratamento será realizado numa empresa especializada como a Okena.

Ou seja, os efluentes serão coletados, e transportados por caminhão e serão tratados fora da empresa, atendendo os mais rigorosos padrões legais e de qualidade.
Após o descarte adequado a Okena emite um certificado atestando a destinação correta do efluente. A empresa geradora do efluente fica livre de preocupações e não precisa licenciar e investir em uma estação de tratamento de efluente própria.

  

POR QUÊ OFFSITE?

O tratamento Offsite faz sentido em diversas situações:
A empresa não quer ou não pode investir na própria ETE (Estação de Tratamento de Efluentes), está em uma APA (Área de Proteção Ambiental, não tem CAPEX, o custo da operação não compensa, ou gera baixo volume de efluente.

  • Serviços temporários: Todo sistema de tratamento periodicamente precisa passar por manutenção e está sujeito a problemas pontuais, nesses casos o tratamento Offsite é a melhor opção e evita a paralisação do processo produtivo;
  • Incêndios e acidentes: Numa situação de incêndio ou de algum tipo de acidente, o tratamento de efluentes Offsite agiliza o socorro e pode evitar complicações e ou contaminação do Meio Ambiente.
  • Restrições no lançamento: as normas ambientais exigem que o efluente atinja certos parâmetros para ser destinado corretamente. Com o tratamento Offsite a empresa fica livre dessa preocupação e sabe que o seu efluente receberá o melhor tratamento.
  • Alta complexidade: alguns efluentes exigem uma estrutura de tratamento muito complexa, nesses casos é recomendado enviar para tratamento externo, opção com custo menor e mais viável;
  • Falta de espaço: quando há a necessidade de ampliação ou construção de uma nova estação de tratamento de efluentes e a empresa tem uma limitação física, é indicado o tratamento Offsite;

 

VANTAGENS OFFSITE

  • SEM INVESTIMENTO (CAPEX)
  • SEM LICENCIAMENTO
  • ELIMINA RISCOS AMBIENTAIS E OCUPACIONAIS
  • MAIS RÁPIDO DO QUE ETE PRÓPRIA
  • IDEAL PARA VOLUMES MENORES

  

PROCESSO OFFSITE

etapas do processo para tratamento de efluentes offsite

Oferecemos apoio desde a tratabilidade, obtenção do CADRI (preenchimento da documentação, laudo de análise até o protocolo e acompanhamento no órgão ambiental), estruturação da logística operacional e finalmente o acompanhamento diário da rotina. Para que tudo corra bem durante os carregamentos e descarregamentos.

  

COMO A GENTE FAZ, FAZ DIFERENÇA PARA VOCÊ?

A Okena tem mais de uma década de experiência no tratamento Offsite de efluentes industriais. Nosso atendimento é humanizado e a equipe especializada e capacitada para encontrar a melhor solução para a sua empresa.
Acreditamos que existe uma forma melhor de fazer negócios, cuidando de todas as pessoas envolvidas no processo (colaboradores, fornecedores, clientes e comunidade) e cuidando do Meio Ambiente.

Nosso papel é ser parte da solução e não parte do problema.