A construção civil é um dos setores mais importantes para a sociedade e para a economia de um país. No entanto, suas atividades geram um impacto profundo no meio ambiente, devido a uma série de motivos que incluem a geração de resíduos, tanto sólidos quanto líquidos, que demandam o tratamento adequado.
Leia este artigo para entender:
- a importância do tratamento dos resíduos da construção civil;
- quais são os resíduos da construção civil;
- como deve ser feito o tratamento de resíduos da construção civil;
- como a Okena pode ajudar nessa tarefa.
Entenda a importância do tratamento de resíduos da construção civil
O tratamento adequado dos resíduos da construção civil é fundamental por conta dos diversos impactos ambientais, sociais e econômicos gerados por eles. Entenda:
Impacto ambiental
O descarte inadequado dos resíduos resulta em poluição do solo, da água e do ar. Materiais como tintas, solventes e produtos químicos podem, ainda, contaminar o meio ambiente e prejudicar a saúde humana e dos ecossistemas.
- Leia também: Acidentes ambientais — saiba como evitar os riscos
Economia de recursos e de energia
Muitos materiais que são descartados na construção civil podem ser reciclados e reutilizados, como tijolos e metais. O tratamento adequado permite a sua recuperação, minimizando assim a exploração de novos recursos naturais, bem como a energia necessária para uma nova produção.
Aspectos sociais
A gestão inadequada dos resíduos da construção civil apresenta riscos para a saúde pública, bem como sua manipulação incorreta atrapalha a segurança dos trabalhadores. Materiais perigosos devem, sempre, ser manuseados de forma apropriada para evitar acidentes e contaminações.
Aspectos legais e regulatórios
Além de tudo o que já foi citado, os países contam com regulamentações específicas para o gerenciamento de resíduos da construção civil. Empresas e profissionais devem respeitar essas normas para evitar penalidades legais e garantir a continuidade de suas atividades.
Saiba quais são os resíduos da construção civil
Os resíduos industriais da construção civil são todos aqueles que provém das construções, reformas, demolições, reparos ou preparações de terrenos. Portanto, existem dois tipos de resíduos classificados como sólidos (tijolos, blocos, concretos, madeiras, entulho, entre outros) e os líquidos (graxas, óleos, efluentes sanitários, etc).
De acordo com a resolução: 307/2002 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), que estabelece diretrizes para a gestão dos resíduos da construção civil, eles são separados da seguinte forma:
- A: reutilizáveis ou recicláveis de construções e reformas, terraplanagem, componentes cerâmicos, demolição de peças pré-moldadas produzidas e outros;
- B: recicláveis destinados a aplicações em plásticos, papel/papelão, metais, vidros, madeiras, etc;
- C: materiais que ainda não foram desenvolvidas tecnologias para reciclagem ou recuperação, por exemplo, o gesso;
- D: perigosos, tais como: tintas, solventes, óleos e materiais industriais ou contaminados oriundos de clínicas radiológicas.
É importante frisar, ainda, que entre os resíduos, os líquidos requerem atenção especial em seu tratamento e descarte por conterem substâncias que podem contaminar o solo, a água e o ar.
Como deve ser feito o tratamento de resíduos da construção civil?
O primeiro passo para o tratamento correto dos resíduos da construção civil é identificar cada um de seus tipos de forma precisa e classificá-los. Essa classificação é fundamental para determinar as melhores práticas de descarte de cada um.
Resíduos líquidos perigosos, como solventes e óleos, devem ser acumulados nos recipientes adequados e, então, destinados ao tratamento específico.
Já os efluentes líquidos industriais gerados nas obras devem ser coletados de maneira diferenciada, seguindo todos os padrões necessários.
Enquanto os resíduos sólidos e inertes como tijolos, concreto e metais devem ser enviados para aterros devidamente licenciados e ter a reciclagem como prioridade, os líquidos perigosos devem ser encaminhados para tratamento especializado, que envolve processos químicos específicos.
É fundamental, ainda, garantir que toda a equipe envolvida na gestão dos resíduos esteja devidamente treinada e consciente das medidas que devem ser tomadas.
Como a Okena pode ajudar nesse tratamento?
A Okena é uma empresa especializada no tratamento de efluentes, atuando em quatro linhas de tratamento, como o físico-químico de efluentes industriais. Atendemos empresas dos mais diversos segmentos, como:
- indústria têxtil;
- cosméticos;
- transporte e logística;
- construção civil.
Contar com quem entende do assunto é fundamental para garantir que os resíduos de construção civil estejam sendo devidamente tratados e seu negócio opere dentro da regulamentação. Okena é uma empresa B certificada que realiza esse serviço de acordo com todos os padrões previstos na legislação.
Entendeu a importância do tratamento de resíduos da construção civil? Então acesse a página de serviços em nosso site para ter mais informações.
0 comentários